sexta-feira, 15 de maio de 2009

O que é: Twitter?

Certamente você já deve ter ouvido falar no Twitter. Assim como, suas expressões "associadas": Twittar, seguidores, re-follow... Então, o que cargas d'água é twitter?

Segundo a wikipédia, o Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.

Então, aproveitando o embalo, crie logo seu perfil [aqui] e... siga-me os bons!!!

2 comentários:

Filipe disse...

Enfim a seção de comentários voltou a funcionar.
Só queria adicionar um comentário interessante. Twit em inglês também significa fofocar, mas também pode significar o som emitido por um pássaro, o que deu origem a um pássaro que cantava muito ("fofocava?"), cujo nome é twitter. Talvez por isso o twitter tenha esse nome e tenha escolhido um pássaro como mascote.
A idéia do twitter é criar uma rede de pensamento quase instantâneo. Todo mundo sabe o que o outro está pensando ou fazendo no momento. Graças a essa idéia já houveram casos interessantes como quando houve um terremoto lá no oriente e a primeira notícia desse terremoto foi no twitter, antes de qualquer jornal. No Brasil também teve um caso similar com uma enchente. Também ouvi falar de outro caso de um sequestro em que o cara do celular mandou a mensagem p twitter e a polícia pôde localizar onde ele estava.
Outra utilidade para as empresas é saber o que os usuários pensam sobre seus produtos ou campanhas. Realizando-se uma busca pelo twitter é possível descobrir a opinião das pessoas sobre determinado assunto.
Tah bom, exagerei no comentário, mas é q fazia temp que eu não vinha aqui. Boa sorte ae, flw.

Gilliano disse...

Legal! Não tinha ideia de onde tinha surgido o nome. Nem desses casos interesantes! Mas, agora pouco vi um post sobre o que disse o CEO do google, Eric Schmidt, a respeito justamente do quanto as pessoas estão conectadas (virtualmente falando). Será realmente que esse conjunto de ferramentas irão substituir ou crescer a tal ponto que as pessoas desaprenderão como conversar ao vivo, sem a possibilidade de "bloqueio", "exclusão" ou "ignorar àquela mensagem"? É claro que com equilíbrio, e bom senso, elas trazem muitos benefícios (sou grato por eles). Mas temos de entender, qual é o ponto médio de tudo isso?

Postar um comentário