terça-feira, 24 de março de 2009

Computação nas nuvens



Você já perdeu fotos, vídeos ou arquivos importantes por causa de algum problema de hardware no seu computador? O que você acha se praticamente tudo o que você tem armazenado no seu disco rígido estivesse livre dessa ameaça? E além, o que acha de poder acessar seus arquivos de qualquer dispositivo com acesso à internet? Tudo isso pode ser resolvido com um novo conceito: Computação nas nuvens ou "cloud computing".

Se você não ouviu falar de computação nas nuvens, certamente irá ouvir muito num futuro bastante próximo. Mas, do que se trata? Bem, vamos deixar que a principal empresa fomentadora desta idéia explique:

"O termo refere-se à possibilidade de utilizarmos computadores menos potentes que podem se conectar à Web e utilizar todas as ferramentas on-line, seguindo o exemplo que o Google propõe com o Google Docs, Gmail e tantas outras aplicações. Assim, o computador seria simplesmente uma plataforma de acesso às aplicações, que estariam em uma grande nuvem - a Internet."

Vai dizer que você ficou surpreso com o Google liderando as pesquisas nessa área? Eu não fiquei. Na verdade, acredito que se não fosse o Google, outra empresa o faria, talvez um pouco mais tarde, mas faria. Eu acredito que as coisas caminhavam para isso. Quem não armazena aquela apresentação da faculdade ou ainda aquelas fotos da viagem no gmail, por exemplo? Tá certo que não é o meio mais indicado, mas já vi um monte de gente fazer isso (Eu também faço). Pra ficar mais claro essa idéia, a wikipedia tem uma figura que ilustra bem a arquitetura da computação nas nuvens.



Com isso, a necessidade de maior demanda de processamento estaria na "nuvem", e não no seu computador. Assim, os pcs e smartphones passariam a usar ferramentas, salvar e acessar arquivos, tudo através da web. E dependendo do poder computacional em potencial dessa grande "nuvem", parece que estamos próximos. estima-se que as cinco maiores empresas de busca na Internet tenham ao todo um parque computacional de cerca de 2 milhões de servidores!

"Eu diria que o computador do futuro é a internet. Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet". Assim profetizou Eric Schmidt, atual presidente do Google. É esperar pra ver.

3 comentários:

Filipe disse...

Eu concordo, mas isso só dará certo qdo a internet banda larga tiver velocidade alta para todos.
Também tenho uma nova teoria. Essa é p daqui a duzentos anos. Imagine se a conexão à internet chegar a ponto de ser instantânea, clicou acessou. Daí eu não precisaria mais dispositivos de armazenamento de dados ou de processamento muito desenvolvidos em um computador pessoal. Poderia ter grandes processadores em um servidor e rodar programas e armazenar dados de lá. Isso considerando a conexão instantânea. É algo a se pensar.

Anônimo disse...

eu acho que o problema disso é expor uma enorme quantidade de dados pessoais na mão das empresas... tudo bem que a gente já faz isso em grande escala (orkut, email, blog, flickr)... mas sei lá...

priscila santana disse...

Ah,finalmente entendi essa parada de "clouds",muito bom!!!So espero que pra guardar algum arquivo nao demore mil anos como no sky drive,aff,eh uma lenda!!!Enfim,muito esclarecedor,valews!!!

Postar um comentário